MEC divulga informações sobre exames

Esta semana que passou foi de tristeza para nós mulheres brasileiras por conta da aprovação do projeto de lei 5069, que é um projeto de lei criado pelo presidente da câmara dos deputados Eduardo Cunha, que VEDA o atendimento no SUS às vítimas de violência sexual.

Logo após tivemos uma expressão triste de pedofilia, como os comentários horríveis destinados a participante Valentina do Master Chef, onde a menina possui apenas 12 anos.

Mas nunca desistimos e sempre resistimos. Até que vejo uma nota do MEC no twitter “O tema da redação do ENEM 2019 é: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Logo soltei fogo de alegria. Eu não fiz o ENEM, mas pude acompanhar nas matérias e nas redes sociais a repercussão que tudo isso teve e muitas irmãs comemorando essa vitória. Além de tudo ainda tivemos uma questão com uma citação de Simone De Beauvoir, filósofa e feminista francesa.

Lembrando que devemos sempre comemorar cada vitória, pois imaginem, milhões de pessoas escrevendo sobre o assunto, pensando e se conscientizando sobre a violência que acontece diariamente contra a mulher na nossa sociedade, isso é uma vitória, pois é a partir do pensamento e do discurso que mudamos nossa história.

Imaginem tanta gente com seus pensamentos preconceituosos e que disseminam violência de diversas formas, tendo que parar, pensar e escrever sobre o assunto? Por mais que argumentem que é tudo vitimismo, que homem também sofre violência e que existe a Lei Maria da Penha para nos defendermos, ainda assim a violência contra a mulher é um problema social que deve ser combatido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *