Blog do Felipe | Blog do Felipe


Pão com Fermentação Natural

16/03/2011

Olá pessoal,

essa receita é para quem gosta e quem nunca provou o inigualável sabor de um pão feito com fermento natural. Abaixo a Receita por escrito e logo após o vídeo na prática. Espero que apreciem!

FERMENTO NATURAL:
100g de farinha
50g de iogurte natural
50ml de água

Alimentação do Fermento
100g de farinha
50ml de água

Modo de preparo:
Juntar a farinha ao iogurte, misturar primeiramente com uma colher e ir adicionando a água aos poucos e amassae com as mãos até ficar uma massa lisa e homogenia. Coloque em um recipiente tampado durante 5 dias com filme plástico e faça um furinho para que o gás saia. Após 5 dias ele terá um consistência mais mole, coloquei-o em bancada e acrescente 100g de farinha e 50ml de água, amasse até ela ficar novamente lisa e macia e então coloquei em uma tigela por mais 3horas. A consistência final deverá ser um pouco grudenta e elástica. Para utilizar o fermento nas receitas é preciso antes alimentá-lo: coloque a metade do peso do fermento em farinha e misture, ela deverá ficar “quebrando”, deixe crescer por 1h em uma tigela tampada com filme plástico e ele estará pronto.

PÃO COM FERMENTO NATURAL

Ingredientes:
1k de farinha de trigo
200g de fermento caseiro
20g de sal
600ml d água

Modo de preparo:
Faça como se fosse um vulcão de farinha, abra um buraco e acrescente o fermento, sal e a água aos pouco. Faça movimentos “empurrar com a palma da mão e puxar com os dedos” até obter o ponto de “véu”(você abre a maça no ar com os dedos e ela fica ligeiramente transparente sem rasgar). Divida e a massa e pedações e coloque as borda para dentro, deixe descansar por 1h sem cobrir. Dê o formato desejado e coloque em uma forma sem untar, deixe descansar de 1h à 2h até que ao apertar o pão esteja macio. Leve para geladeira de um dia para o outro, ao retirar espere crescer no mínimo 1h. Faça alguns cortes sobre a massa (pois, após assado esse cortes abrem e formam lindos desenhos), pulverizar um pouco de água e depois farinha, essa última opcional. Assar no forno a 200° por cerca de 30min.


Veja a reportagem completa mais o vídeo dessa receita clicando no link abaixo

888903-padaria-tradicional-ensina-a-fazer-pao-com-fermentacao-natural.shtml

3 Comments

 
 

relou